Personalidades

Jackson Lobo Mercado: competência, dedicação e amor à Polícia Civil de Rondônia

Jackson Lobo Mercado nasceu em 20 de maio de 1970, na cidade de Guajará-Mirim, em Rondônia. Ele é filho de Jorge Mercado (falecido) e Mirian Cuellar Lobo Mercado. Tem quatro irmãos, Janaina e Geneane (gêmeas), Josiane e o caçula Jaderson.

Em 1989 serviu às Forças Armadas, optando pelo Exército, no 6º BEF – Batalhão Especial de Fronteira -, hoje chamado de 6º BIS – BATALHÃO DE INFANTARIA E SELVA, na cidade de Guajará-Mirim, em Rondônia, permanecendo durante um ano.

Em 1994, o Brasil iniciava seu segundo processo eleitoral aberto e com votação direta depois do fim da ditadura civil-militar no Brasil. À época, tinha como objetivo renovar os poderes executivos e legislativos, federais e estaduais, e tentar consolidar um processo de renovação institucional na sociedade brasileira, com base na democracia representativa.

Em Rondônia, o governo buscava a ampliação das forças de Segurança Pública e convocava homens para reforçar a Polícia Civil. Com visão de futuro e ao mesmo tempo tentando realizar um sonho, Jackson ingressou em 06 de dezembro de 1994 na Polícia Civil e na mesma data foi lotado em Guajará-Mirim, permanecendo até o ano de 2012. Em seguida, foi transferido para a cidade de Ji-Paraná, Região Centra de Rondônia, onde desenvolve suas atividades até os dias atuais.

Enquanto permaneceu no Departamento de Narcóticos da cidade de Guajará-Mirim, ele trabalhou com o policial conhecido com o “xerife da fronteira”, o nobre João Raimundo Lins Dutra conhecido como “João Pomba” e o saudoso policial civil Sebastião Felix reis, o Sabazão, homem em excelente caráter, competência profissional e apaixonado por esportes, que empresta seu nome ao Hotel de Trânsito, em Porto Velho. Jackson Lobo afirma que eles foram grandes professores, lhe repassando muitos ensinamentos e experiências durante sua rotina de trabalho policial naquela localidade.

Trabalhou posteriormente e temporariamente na Delegacia de Polícia da cidade de Buritis, atuando nas operações policiais Micranta, Mike, Terra Prometida e China, todas realizadas na cidade de Buritis, no ano de 2017.

Jackson Lobo atuou em algumas operações, entre elas no cumprimento da prisão de invasores de terras os quais haviam cercado um grupo de funcionários do CMBIO – Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade.

Jackson Lobo participou da Operação Curare IV, em Guajará-Mirim, e da operação Pau Oco, uma operação de grande repercussão na época de combate ao tráfico de drogas na região de Ji-Paraná, sendo homenageado na Câmara de Vereadores pela sua brilhante atuação na operação. Atuou em operação realizada na Bolívia com apoio do militares chamados Leopardos (piranhas).

Hoje o agente de policia Jackson Lobo, atua no Serviço de Investigação da Unisp de Ji-Paraná e pela dedicação com a qual sempre realizou suas atividades, ganhou o reconhecimento dos amigos de profissão como sendo uma pessoa competente, eficiente e sempre muito prestativa.

Além da Polícia Civil, a família é outro amor na vida de Jackson Lobo. Casado com Nilra de Souza Pinheiro Lobo, desde dezembro de 1996. Excelente pai de família tem dois filhos: Haylana Pinheiro Lobo, 23 anos, terminado a faculdade de psicologia e Mateus pinheiro, Lobo 19 anos, cursando engenharia florestal.

Em suas palavras o Policial Civil Jackson Lobo, agradece a Deus pela proteção e por sempre ter sido abençoado durante todos esses anos de trabalho prestado para a Polícia Civil de Rondônia, aos seus avós e pais pela criação e educação, a sua família em especial a sua esposa a qual sempre esteve ao seu lado nos momentos mais difíceis e importantes da sua vida, agradece ainda com muito carinho a todos os amigos da Polícia Civil, especialmente ao policial civil aposentado João Pomba, o qual foi um exímio professor durante o desenvolvimento de suas atividades policias na Regional de Policia Civil da cidade de Guajará-Mirim.

Por toda sua dedicação, experiência e comprometimento, Jackson Lobo Mercado passa a integrar a seleta galeria de PERSONALIDADES DA POLÍCIA CIVIL, publicada pelo site do SINPOL-RO, numa singela homenagem da atual diretoria.

GALERIA DE FOTOS

 

Tags
Mostrar mais

Matérias Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close