Personalidades

Francisco Antônio Vaz: Determinação, compromisso e honra em defesa da Polícia Civil

Francisco Antônio Vaz, nasceu em Júlio Mesquita, interior de São Paulo em 18 de setembro de 1960. Filho de Benedito Vaz e Luzia Turrisse Vaz. Primogênito de cinco filhos, veio para Jaru, interior de Rondônia, no início do ano de 1982 com 21 anos de idade.

O Estado vivia o apogeu da migração de colonos e várias regiões do país, que vinha para Rondônia conquistar o “novo eldorado”, prometido e propagado pelo governo federal, já que o estado Rondônia engatinhava e, tudo, pelo menos na teoria criado pelo governo, era mais fácil.

Na capital, Porto Velho, o garimpo de ouro do Madeira ditava o ritmo do progresso. Era uma época de muito crescimento econômico – gerado pelo ouro -, mas com índices de violência altíssimos. O Estado, mesmo recém-criado, já era carente de força policial, devido à demanda reprimida e a criação de novos municípios.

Inicialmente, Francisco trabalhou em algumas empresas particulares como Bradesco e Banacre. Mas sua vocação falou mais alto. Em 14 de agosto de 1990 ingressou na carreira de Escrivão de Polícia. Em 1993 recebeu a incumbência e a honra de exercer a função de Chefe de Cartório onde permaneceu até se aposentar em 2015. No total, foram 25 anos de excelentes serviços prestados à instituição, hoje denominada Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania, a SESDEC.

No decorrer da carreira enfrentou com muitas dificuldades junto com os demais servidores da delegacia, principalmente dos escrivães que tinham sobreavisos de 24 e até semanas. Foram anos duros, cansativos e somente a determinação, a força de vontade e, principalmente, o amor à profissão não o fizeram fraquejar.

Hoje, com a certeza do dever cumprido, por todas as conquistas, Francisco Antônio Vaz entra para a galeria seleta dos Guerreiros e Guerreiras que ajudaram a formatar esta grande instituição que é a Polícia Civil de Rondônia, e tem seu nome fixado como PERSONALIDADES DA POLÍCIA Civil, homenagem prestada pelo site do SINPOL-RO.

Tags
Mostrar mais

Matérias Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close