Notícias Gerais

Araraquara tem 24h sem mortes pelo coronavírus após medidas restritivas

O munícipio de Araraquara não registrou nenhuma morte por covid-19 em 24 horas, segundo boletim epidemiológico divulgado no sábado (3.abr.2021). A última morte pela doença foi registrada na 6ª feira (2.abr.2021). A prefeitura da cidade, localizada no interior de São Paulo, decretou lockdown em 21 de fevereiro e em 5 de março adotou as medidas restritivas do Plano SP.

Para frear a disseminação do vírus, Comitê de Contingência do Coronavírus de Araraquara antecipou o feriado da Semana Santa para a quarta-feira (31.abr.2021) e adotou medidas “para restringir atividades e circulação de pessoas”. O transporte coletivo foi suspenso por 5 dias e equipes da área da segurança pública realizaram blitz para garantir que os moradores só circulem para atividades essenciais.

Durante o período, o comércio permanecerá fechado, “assim como as lojas situadas nos shoppings centers [e] galerias, estando proibido, inclusive, atendimento por delivery, drive-thru e a retirada na porta do estabelecimento, o chamado ‘take away’“. Supermercados, padarias e farmácias podem funcionar das 5h às 20h, exceto no domingo, quando devem fechar às 13h.

“Nós avaliamos que seria necessário endurecer nas restrições para que o isolamento social seja efetivamente cumprido nesse feriado prolongado. Queremos evitar que as pessoas circulem, com foco na manutenção da situação epidemiológica do município, que hoje está com índices favoráveis e foi alcançada após o sacrifício de todos. Não podemos perder todas as conquistas que tivemos ao longo dos meses, para que possamos começar a retomar as atividades econômicas no município, aos poucos e com muita responsabilidade”, disse em nota Edinho Silva, prefeito de Araraquara.

ÚLTIMOS DADOS

De acordo com as últimas informações divulgadas, foram registrados 30 novos casos no sábado (3.abr.2021). Do total de casos confirmados, 16.921 já saíram e 247 permanecem em quarentena. Dos 182 pacientes internados, 97 estão em enfermaria e 85 estão na UTI (Unidade de Tratamento Intensiva). A taxa de ocupação é de 68% de leitos de enfermaria e 92% de UTI em hospitais públicos e privados.

VACINAÇÃO

A vacinação na cidade será retomada na 2ª feira (5.abr.2021). Serão prioridade os idosos que ainda não receberam a 2ª dose e receberão a 1ª todos com mais de 68 anos. Segundo Eliana Honain, secretária municipal da Saúde, “é uma questão de estratégia. E à medida que o DRS (Departamento Regional de Saúde) entregar mais vacinas, esperamos que no decorrer da próxima semana, retomaremos o cronograma da primeira dose”.

Segundo dados do Governo do Estado de São Paulo, foram aplicadas 43.727 vacinas em Araraquara. Desse total, 33.197 correspondem à 1ª dose e 10.530 à 2ª dose.

PLANO SP

O governo do Estado de São Paulo anunciou em março a prorrogação da fase emergencial da quarentena até 11 de abril. Em vigor desde 15 de março, a medida tenta conter o avanço da covid-19 no Estado. Estava prevista para ser encerrada em 30 de março, mas o crescente número de novos casos e o colapso do sistema de saúde fez com que o governo prolongasse as restrições.

Na fase emergencial, o número de serviços essenciais que podem funcionar é menor do que na fase vermelha. A ideia é que cerca de 4 milhões de pessoas deixem de circular diariamente no Estado. Saiba aqui tudo o que pode ou não funcionar durante este período.

Tags
Mostrar mais

Matérias Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close