Personalidades

TRAJETÓRIA – Sérgio Antônio Ribeiro Viero é exemplo de que nunca se deve desistir de um sonho

Sérgio Antônio Ribeiro Viero, nasceu em 08 de outubro de 1975, em Porto Velho. É filho de Idalece Ribeiro Brito Viero e Sérgio Viero. De olho no futuro, começou a estudar em 1982, na Escola Estadual de 1º e 2º grau Marechal Castelo Branco, onde permaneceu até o ano de 1988. No ano seguinte, sua família e ele mudaram-se para o município de Itapuã do Oeste, onde terminou seus estudos na Escola Estadual Paulo Freire.

De família de poucos recursos – como a maioria na época-, começou a trabalhar em 1989, aos 14 anos, em uma serraria, local onde seu pai também trabalhava como ajudante geral. Era um trabalho duro, pesado, mas as dificuldades apenas serviam como combustíveis para se manter focado na busca por melhoria de vida.

Em 1993 migrou para outra área e iniciou carreira de caminhoneiro, profissão que atuou até 1995. No mesmo ano, começou a trabalhar como vigilante na Emater. O trabalho, mais leve, foi uma espécie de compensação pelos duros anos de trabalho pesado que enfrentou. Para suprir as necessidades e melhorar a qualidade de vida, teve uma jornada dupla entre os anos de 1992 e 1993, trabalhando na serraria das 18 às 00h00min e ainda trabalhava como borracheiro para complementar a renda, pois, foi pai muito cedo aos 16 anos de idade.

Como vigilante da Emater, trabalhou até o ano de 2002 e como a função era de vigilante, teve como exercer outras atividades para complementar a renda, uma vez que nesse período já era pai de três filhos. Trabalhou como servente de pedreiro, chapeiro – pessoa que carrega e descarrega caminhões -, auxiliar de laminação em serraria, operador de motosserra, roçador, motorista de caminhão madeireiro e motorista de ônibus escolar.

Buscando o sustento para sua família em várias áreas, prestou concurso para motorista de veículo pesado na Prefeitura de Itapuã do Oeste, permanecendo nesta atividade até 2005, quando tomou posse na Polícia Civil do Estado de Rondônia.

Em sua posse, foi lotado na 1ª Delegacia de Polícia Civil de Candeias do Jamari onde labora até hoje, exercendo a chefia do Sevic desde 2006. Durante todo esse tempo, teve o privilégio de contar com ótimos colegas de trabalho, com os quais aprendeu muito para seguir firme na profissão, bem como repassou seus conhecimentos há muitos que ingressaram na Polícia Civil e que também foram lotados na Delegacia de Polícia de Candeias do Jamari.

Em mais de 15 anos atuando na Delegacia de Candeias do Jamari, foram inúmeros os trabalhados realizados à frente da chefia do Sevic, uma vez que aquela delegacia é uma descentralizada, onde são investigados todos os tipos de crimes, é uma distrital aos moldes de delegacias do interior do Estado.

Sérgio com sua família em momento de lazer

Ele aponta como um de seus casos de maior repercussão, a investigação do homicídio do prefeito de Candeias do Jamari, Chico Pernambuco, tendo como desfecho a prisão e condenação de todos os envolvidos no crime. Participou mais recentemente da operação de combate a facções criminosas que espalham terror nas áreas urbanas e rurais da região, batizada de “MANUS LEGIS” onde foram efetuadas mais de 25 prisões.

Mesmo trabalhando em várias áreas para manter sua família, ao entrar para a Polícia Civil “Serjão”, como carinhosamente é chamando, realizou um sonho: de combater o crime, ajudar a população, ser um agente da Lei e servir de inspiração para vários meninos que como ele, teve que enfrentar, de frente, todas as dificuldades que a vida lhe impôs, sem desistir nunca de seu objetivo.

Homem sério, trabalhador, e chefe de família, Sérgio é pai de quatro filhos e padastro de mais uma moça, a qual a considera como sua filha, pois a cria desde os seus poucos mais de dois anos e hoje ela está prestes a completar 17 anos de idade. Também é avô de três netos. O seu filho mais velho se chama Jardesson Lucas dos Santos Viero (28 anos), o segundo é Wellison dos Santos Viero (26 anos), a terceira é Letícia Luiza Torres Viero (20 anos), a caçula é Gabriela Alves de Alcântara Viero (07 anos) e sua filha do coração, é Nathalia Alves de Alcântara Oliveira. É casado com Glaucineia Alves de Freitas, há 14 anos.

Policial aplicado, Sérgio continua desenvolvendo suas atividades à frente da Sevic da Delegacia de Candeias de Jamari, sempre como muita seriedade e eficiência, recebendo dos colegas de profissão o respeito e admiração. Por sua história de vida, pela honra que tem de ser policial civil, por sua determinação, carinho e dedicação à Polícia Civil, Sérgio Antônio Ribeiro Viero, passa a partir de hoje, a fazer parte do seleto quadro de PERSONALIDADES da Polícia Civil. Uma homenagem prestada pelo site do SINPOL-RO aos guerreiros e guerreiras, que de forma brilhante, escreveram seu nome na história da Polícia Civil de Rondônia.

Tags
Mostrar mais

Matérias Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close