Personalidades

Adalberto Rosa da Silva, um homem chamado eficiência

Maranhense da cidade de Bacabal, Adalberto Rosa da Silva é o mais novo membro a seleta lista de personalidades da Polícia Civil de Rondônia. Ele em 24 de novembro de 1967 e passou sua infância até aos 18 anos de idade e concluindo o ensino fundamental, ainda em sua terra Natal.

Nordestino, trabalhador, filho de Salomé Rosa da Silva e Irnar Soares da Silva, sempre lutou muito para vencer na vida. Nunca recebeu nada de mãos beijadas, como a maioria dos brasileiros.

Em 26 de janeiro de 1986 Adalberto deixou os pais e veio para Porto Velho, à procura de um emprego. Foi um período muito difícil de adaptação, por estar longe de casa e dos meus pais e por pouco não desistiu. Mas sua vontade de vencer sempre foi maior do que as barreiras que vida pôs em seu caminho, sempre com humildade, determinação e fé de que todo seu esforço seria recompensado futuramente.

No apogeu da escalada do ouro em Porto Velho, conseguiu seu primeiro Secretaria da Saúde do Estado (Sesau), onde teve seu contato inicial com o serviço público, que durou pouco mais que um ano e 10 meses.

Foi bancário, atuando no Banco Itaú S/A, por quatro anos. Os anos de bonança trazidos pelo ouro estavam acabando, a cidade entrava em uma crise econômica grade e, com isso, a onda de violência também crescia.

Em 1992 prestou concurso para a Polícia Civil. Foram 30 anos de serviços prestados com zelo e eficiência. Iniciou sua carreira na Segurança Pública pelo 2º DP. Marcou passagem pelo 5º DP, pelo 8º DP, Delegacia de Patrimônio, Furtos e Roubo de Veículos, Departamento de Narcotráfico (Denarc), Academia de Polícia (Acadepol), onde foi reconhecido e participei do Curso de Operações Táticas Especiais – com o curso de Instrutor de Tiros. Trabalhou ainda na Central de Flagrantes, na Delegacia de Crimes Contra Sistema Prisional, Polinter, Delegacia do Consumidor, DEAM e DEPCA, sempre se portando com zelo e seguindo à risca as diretrizes da Polícia Civil.

Dono de uma carreira brilhante e vitoriosa, Adalberto Rosa da Silva é que o pode se chamar de EFICIÊNCIA EM PESSOA. No total, foram nove ELOGIOS recebidos ao longo de sua carreira por trabalhos de investigação, localizando e identificando quadrilhas de roubo a banco, sequestros e latrocínio, um feito que serve de exemplo para a maioria de seus irmãos de profissão.

Como servidor público concluiu seu tempo de contribuição no Estado de Rondônia. Aposentou-se em 30 de novembro de 2018, aos 50 anos. Hoje, sem nenhum vínculo com o Estado de Rondônia, Adalberto empresta meus conhecimentos para empresas de Segurança Privada, atuando como professor e instrutor.

Por seus feitos, esse GUERREIRO recebe uma justa homenagem do site do SINPOL-RO e passa a figurar no rol de PERSONALIDADES da Polícia Civil de Rondônia.

Tags
Mostrar mais

Matérias Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close