Manchete

SINPOL-RO: Governador sanciona o Hino da Polícia Civil de Rondônia – Propositura Deputado Ismael Crispim.

O governador Marcos José Rocha dos Santos sancionou a Lei n°.4.767/20, que teve como base proposta do deputado estadual Ismael Crispim, aprovada por unanimidade, oficializando assim de forma definitiva o Hino da Policia Civil, que já era executado há duas décadas, com base no decreto n° 8803/99 do ex-governador José de Abreu Bianco e portaria 050/03 do ex-secretário de Segurança Pública, Paulo Moraes.

Após a oficialização agora se espera a gravação do hino em estúdio profissional, com músicos e vozes, segundo pretensão do Diretor Geral da Polícia Civil delegado Samir Fouad Abboud, que já vem buscando a realização de tal projeto junto a Secretaria de Segurança Pública de Rondônia, pois atualmente só existe uma gravação precária, realizada num estúdio amador e no you tube.

O Hino da Polícia Civil de Rondônia é de autoria de Pedro M. Macedo Marinho, com música do sargento-músico Elias José da Silva Neves e do Tenente – musico Valdecir Celestino e há duas décadas vêm sendo executado nos cursos realizados na Academia de Polícia e nas solenidades da instituição.

A notícia da sanção trouxe muito contentamento aos membros da corporação policial, bem como aos presidentes dos órgãos de classe, todos já devidamente acostumados com o hino, muitos deles tendo o primeiro contato com a música ainda na Academia de polícia, ou seja, nos primeiros passos na carreira policial.

Ouvido a respeito da sanção, o delegado aposentado Pedro Marinho, demonstrou satisfação e agradeceu ao Governador Marcos Rocha, ao deputado autor do projeto, Ismael Crispim e também a todos os envolvidos na aprovação da proposta.

Sobre o Hino, Pedro Marinho informou que ao verificar que em todas as solenidades a instituição Policial Civil, se ressentia de um hino para enaltecer os seus valores, bem como levantar o ânimo de seus componentes, sendo então, final dos Anos 90, provocado por alguns colegas e amigos para escrever o hino. Quando então aceitou o desafio e sem nunca ter escrito um único verso, incursionou como letrista, elaborando quatro versos, mais o estribilho, trabalho no qual procurou da melhor maneira possível, enaltecer a instituição, que teve a honra de pertencer por quase três décadas.

Continua Pedro Marinho:

‘Concluída a letra, faltava então compor a melodia, missão inteiramente impossível, para uma pessoa como eu, que não tive na vida a ventura de identificar uma única nota musical, sendo incapaz de executar um simples instrumento musical. Porém, depois de muito esforço, com a letra pronta e com melodia na cabeça, procurei o então regente da Banda de Música da Polícia Militar, Tenente Celestino e o seu auxiliar Sargento Neves, tendo ambos com a grandeza e a sensibilidade próprias dos músicos, após ouvir a minha intenção e ouvindo a melodia que precariamente cantei, os dedicados músicos passaram a fazer as partituras e os seus arranjos. Finalmente estava pronto o Hino da Polícia Civil de Rondônia’.

Agora somado ao decreto e portaria existentes, a Lei 4.767, oficializa de forma definitiva o Hino da Policia Civil, que anteriormente já estava sempre nas mentes e corações dos policiais.

 

Segue abaixo a minuta do projeto de lei nº 406/2020, que fora proposto pelo Deputado Estadual Ismael Crispim :

plo_406-20

 

LEI N° 4.767, DE 20 DE MAIO DE 2020.
Oficializa o Hino da Polícia Civil do Estado de Rondônia.
O GOVERNADOR DO ESTADO DE RONDÔNIA:
Faço saber que a Assembleia Legislativa decreta e eu promulgo a seguinte Lei:
Art. 1°. Fica oficializado o Hino Oficial da Polícia Civil do Estado de Rondônia, que tem a letra de Pedro Manoel Macedo Marinho, música de Elias José
da Silva Neves e arranjos de Waldecir Celestino, cujas partituras e letra estão em anexo nesta Lei.
Art. 2°. A musicalidade e canção deverá ser executada em todas as solenidades organizadas pela instituição e diariamente nos cursos de
aperfeiçoamento e formação do seu efetivo.
Art. 3°. No caso de ocorrência de óbito de policial civil canção será executada no funeral na forma de homenagem póstuma ao policial civil falecido.
Art. 4°. Esta lei entra em vigor na da de sua publicação.
Palácio do Governo do Estado de Rondônia, em 20 de maio de 2020, 132° da República.
MARCOS JOSÉ ROCHA DOS SANTOS
Governador

ANEXO ÚNICO

HINO DA POLÍCIA CIVIL DE RONDÔNIA
No sublime torrão Rondoniense
Um estandarte tremula viril
Defendendo a sociedade
A nossa polícia civil
Somos incansáveis guerreiros
Contra o crime e contra o mal
A busca da Ordem e da Paz
É sempre o nosso ideal
Avante, avante
Avante polícia civil
Paladinos da ordem e do bem
De Rondônia e do nosso Brasil (BIS)
Aos nossos heróis do presente
Do passado com suas histórias
Engrandecem a nossa gente
Exalta-nos com suas glórias
Aos nossos heróis que tombaram
Cumprindo o seu dever
Seus nomes estão gravados
No livro do eterno Ser.

Música: Elias José da Silva Neves
Letra: Pedro Marinho
Arranjo: Waldecir Celestino

Mostrar mais

Matérias Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close