Personalidades

Eloíza Duarte, a Tricampeã de Tiro da Polícia Civil/RO

Histórico Familiar:

Eloíza Duarte Rodrigues nasceu na cidade de Porto Velho, Rondônia, no dia 20 de janeiro de 1985. Filha de José Ribamar Rodrigues, motorista do extinto Jornal Alto Madeira, já falecido, e de Maria José Duarte Rodrigues, servidora pública da área da saúde aposentada, é caçula de duas filhas, casada desde 2018 com o Sr. José Adevaldo de Sousa, marceneiro, e não possui filhos.

Cursou o ensino fundamental e médio em escolas públicas e particulares, concluindo o ensino médio no antigo Colégio Interativo. Formou-se em História no ano de 2007 e pós-graduou-se em Direitos Humanos e Segurança Pública em 2011, ambos pela Fundação Universidade Federal de Rondônia – UNIR.

De família humilde, perdeu seu pai em um acidente de trânsito na conhecida “Curva da Morte” da BR-364, trecho próximo a Jaru/RO, em janeiro de 1987, antes mesmo de completar dois anos de idade. Criada somente pela mãe, aos dezessete anos, incentivada pela família e por sua amiga de infância, a APC Luciana Moreira de Souza, começou a prestar diversos concursos públicos. Juntas fizeram e passaram no Concurso da Polícia Civil de Rondônia em 2003 para o cargo de agente de polícia.

Lotações e pessoas de significativa importância com as quais trabalhou na Polícia Civil:

Tomou posse na gloriosa Polícia Civil no ano de 2005, sendo lotada no SEVIC do 6º DP, bairro Ulisses Guimarães, zona leste de Porto Velho, onde trabalhou por seis anos auxiliando no combate ao crime e no cumprimento de diversos mandados de buscas e prisões.

Destaca que a maior operação que participou no âmbito de sua carreira foi em conjunto com a Delegacia de Patrimônio e Homicídios, a qual culminou nas prisões de integrantes da quadrilha que matou em 2008 o policial civil Pedro Marcelo de Oliveira, foram dias no encalço dos meliantes. Ressalta como colegas importantes da época o APC Carlos André Gomes e a EPC Lenilsa Ferreira Borges (já aposentada).

No ano de 2011, foi lotada da Delegacia da Mulher, ocasião em que trabalhou no SEVIC com casos de estupros e lesões corporais graves contra mulheres.Ressalta como colega da época a APC Andréia Souza Pinheiro, que hoje é chefe do SEVIC da DEAM.

Nesse contexto, retornou a trabalhar na zona leste de Porto Velho, ainda em 2011, na 8ª DP, tendo como chefe o saudoso delegado de polícia Dr. Moacir Nascimento Figueiredo, sendo comissária de plantão na delegacia de maiores índices de registros de ocorrências da época. Oportunidade em que trabalhou com sua amiga de infância a APC Luciana Moreira de Souza e com os colegas APCs José Munhoz Daher e Antônio Cardoso de Oliveira, este atualmente chefe do SEVIC do DEAAI.

Já em 2014, após uma crise de stress laboral, foi transferida para o Instituto de Identificação Civil e Criminal/IICC, local em que trabalhou por três anos no atendimento ao público, no trabalho no COC de Porto Velho e na confecção e finalização de registros de identidades. Destaca como chefe da época o perito papiloscópico Waldir Mariano da Silva, lotado no IICC.

Após esse período, passou a trabalhar na Delegacia Especializada de Delitos de Trânsito-DEDT, em 2017, tendo como chefe o delegado Dr. Osmar Luiz Casa, atualmente diretor da DINTEL/PC/RO, que lhe ensinou e instruiu sabiamente. Além disso, nomeou-a Escrivã AD-HOC, tornando-a responsável pelos Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO). Na DEDT conheceu também a EPC Eva Adriana Alves de Souza, atualmente chefe do cartório da especializada, cujo auxílio na sua vida pessoal e laboral foi de fundamental importância. Lá também conheceu e trabalhou com a delegada de polícia Dra. Rosilei de Lima.

Atualmente encontra-se lotada na Central de Polícia, sob o comando da delegada diretora do DEPOM, Dra Rosilei de Lima, do diretor da DIFLAG Dr. Jairo Santana Junior e do chefe de cartório EPC Paulo Edson de Lima, atuando como responsável por todo arquivo da Central de Polícia de Porto Velho. Destaca como colega de trabalho, dedicada e parte da equipe da Coordenação do Plantão, a EPC Camila Caroline Mendes Kail.

 Cursos relevantes e treinamentos de tiros dos quais participou:

 XII Curso de Formação Técnico Profissional de Agente de Polícia Civil, ACADEPOL/ PC-RO, 2004.

Curso de Tiro Defensivo na Preservação da Vida/ Método Giraldi. SENASP, 2008.

Curso de Direitos Humanos. SENASP, 2008,

Curso de Condutor de Veículo de Emergência. SESDEC, 2008.

Curso Básico de Armamento e Tiro. ACADEPOL/PC/RO, 2012.

Treinamento de Tiro com Pistola Calibre .40. DECAME/PC/RO, 2019.

 Participação dos Jogos da Polícia Civil de Rondônia:

Ao ser incentivada pela sua amiga APC Katia Cilene Medeiros do Nascimento, inscreveu-se na seletiva dos Jogos da PC/2011, ganhou a seletiva e foi a representante de Porto Velho/RO, na modalidade Pistola Calibre.40.

 Posteriormente a um treinamento com o instrutor de armamento e tiro e armeiro, APC Janison Cruz, foi pegando habilidade com o seu armamento e dando ênfase às técnicas ensinadas por ele, tais como: tranquilidade, concentração, foco nos fundamentos básicos, principalmente na questão do enquadramento e no acionamento do gatilho.

 Campeonatos e premiações conquistados:

Ano de 2011: consagrou-se campeã de tiro de pistola calibre.40, nos Jogos da PC, na cidade de Rolim de Moura/RO.

Ano de 2012:bicampeã na cidade de Cacoal/RO.

Ano de 2013: campeã dos Jogos da SESDEC/RO, modalidade tiro de pistola com pista de obstáculos, diante das Instituições presentes: BASE AEREA, BOMBEIROS, PC, PM, PRF e outras.

Após seis anos sem participar do Jogos da PC/RO, sem realizar nenhum treinamento, atingiu as marcas:

Ano de 2018: 3º Lugar na modalidade tiro de pistola calibre.40, na cidade de Cacoal/RO.

Ano de 2019: tricampeã dos Jogos da PC/RO, da modalidade tiro de pistola calibre .40, na cidade de Cacoal/RO.

Em 2019, consagrou-se tricampeã de tiro, católica, agradece a Deus, ao seu esposo Adevaldo, a sua mãe Maria José, aos diretores Dr. Jairo Santana e Dra. Rosilei de Lima, ao seu preparador físico Edésio Martins de Oliveira Filho e a quem lhe ensinou a atirar, o APC Janison Cruz.

“Nenhum obstáculo será tão grande se a sua vontade de vencer for maior”.

Tags
Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close