Manchete

SINSEPOL comemora os 30 anos de promulgação da Constituição Cidadã.

SINSEPOL comemora os 30 anos de promulgação da Constituição Cidadã

A Constituição Cidadã, promulgada em 5 de outubro de 1988, tornou-se o principal símbolo do processo de redemocratização nacional. Após 21 anos de regime militar, a sociedade brasileira recebia uma Constituição que assegurava a liberdade de pensamento. Foram criados mecanismos para evitar abusos de poder do Estado.

E o Sindicato aparece justamente, como um forte instrumento de defesa, na luta a favor dos direitos coletivos de uma categoria.

No dia de sua promulgação, Uliysses Guimarães levantou-se de sua cadeira e ergueu um exemplar, dizendo:

“Declaro Promulgada. O documento da liberdade, da dignidade, da democracia, da justiça social do Brasil. Que Deus nos ajude para que isso se cumpra!” Todo o plenário aplaudiu. Eram 15H50m – a partir, desse momento, passava a valer a nova Constituição do Brasil.

A Constituição da República Federativa do Brasil, conhecida também como Constituição cidadã, é a sétima na história da nação. Ela determina deveres de Estado, regra para os poderes da República e direitos e deveres dos cidadãos. As últimas três décadas representam o período de estabilidade democrática mais longo da história do País.

“ Foi a atual carta Magna, que garantiu e tornou possível o direito dos Servidores Públicos de Criarem Sindicatos, se filiarem ou, até mesmo, desfiliarem a qualquer tempo, ao passo que ninguém pode acreditar que sozinho tem condições de discutir com os patrões e sair bem sucedido, portanto o Sindicato é o instrumento de luta mais importante dos trabalhadores, e sem ele, nos tornamos fragilizados” Ressaltou Rodrigo Marinho, Presidente do Sinsepol.

Portanto, saudamos e homenageamos, nossa constituição cidadã, que completa 30 anos de história, de uma redemocratização e de conquistas para todos nós.

A Diretoria

Mostrar mais

Matérias Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close