Manchete

Polícia Civil de Rondônia é mais uma vez destaque nacional

DA REPORTAGEM LOCAL
A Delegacia de Polícia Civil de Pimenta Bueno e região está entre as mais eficientes do país e serve de modelo para o Brasil. Dados da Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) apontam um índice de resolutividade de homicídios de 98,7%. A delegacia foi destaque nacional em reportagem positiva veiculada pelo programa Fantástico, da Rede Globo, domingo (29).
Em um período de seis anos, foram registrados 88 homicídios. Deste total, apenas um ainda não foi elucidado. Os números são comemorados pelo Sindicato dos Servidores da Polícia Civil de Rondônia (Sinsepol). Para o presidente Rodrigo Marinho, o mérito deste resultado é fruto do trabalho árduo de todos os policiais civis desta delegacia que atuam na cobertura de uma área com uma população estimada em mais de 50 mil habitantes.
Com desempenho acima de média nacional – considerando proporcionalmente o número de habitantes – a Polícia Civil de Rondônia aparece entre as mais eficientes do Brasil. Os números são expressivos e mostram a qualidade, a capacidade, eficiência e competência dos homens e mulheres que estão na linha de frente no combate à criminalidade no Estado.
Dados do setor de estatísticas da Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), divulgados recentemente, apontam que durante o ano de 2016, foram registradas 268 mil ocorrências. Deste total, cerca de 70 mil são atendimentos feitos pela Polícia Militar – responsável pelo policiamento ostensivo -, o restante, um total de quase 200 mil, foram registradas nas delegacias de Polícia Civil, em todos os municípios de Rondônia.
O número mostra um crescimento de pelo menos 30% em relação a 2015. Outro fator apontado como responsável pelo crescimento é a recuperação da credibilidade e confiança junto à população. “As pessoas começaram a procurar as delegacias para registrar ocorrência porque a polícia e os agentes estão dando respostas. Estão prendendo, estão recuperando um maior número de veículos roubados e furtados. Essa postura – apesar das dificuldades de ter um efetivo pequeno -, faz com a população confie na ação da polícia e registre suas queixas”, diz Rodrigo Marinho, presidente do Sindicato dos Servidores da Polícia Civil de Rondônia (Sinsepol).
Para Rodrigo Marinho, a divulgação positiva feita pelo Fantástico deveria servir como incentivo para que o governo de Rondônia voltasse a investir no reaparelhamento da Polícia Civil, da aquisição de novas ferramentas tecnológicas para dotar o setor de estrutura moderna para que os policiais possam ter condições de realizar um trabalho ainda melhor. “Preciso destacar  que a qualificação, determinação e compromisso dos policiais civis de Rondônia fazem do Estado destaque em nível nacional mesmo sem investimentos não pagam sobre aviso salários defasados  e com a grande sobrecargas de trabalho a Polícia Civil de Rondônia ainda é umas mais honestas do Brasil”, afirma o presidente.
Tags
Mostrar mais

Matérias Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close