Personalidades

JANISON CAMPOS CRUZ -AGENTE DE POLÍCIA CIVIL

Nascido aos 16 dias do mês de março no bairro da Olaria na cidade de Porto Velho-RO, filho de José Virgílio Cruz, já falecido e ex-soldado da borracha e integrante da extinta Guarda Territorial, integrado nos quadros da Policia Civil do Estado de Rondônia quanto da extinção da referida Guarda e de Adelaide Campos Cruz, já falecida.

Estudou sempre em escolas públicas iniciando sua vida escolar na Escola Samaritana e concluindo o ensino médio na Escola José Otino de Freitas, concluindo a graduação superior na Faculdade FARO onde formou-se no curso de Direito.

De família humilde começou aos 14 anos de idade sua vida laboral no Supermercado Jumbo Eletro no ano de 1984, quando completou 18 anos alistou-se para o serviço militar obrigatório e incorporou às fileiras do Exército em fevereiro de 1989 na 17ª Brigada de Infantaria de Selva, destacando-se positivamente em diversas atividades, como melhor combatente de selva, melhor atirador e sendo agraciado com o diploma e barreta de Praça mais Distinta do ano de 1989, sendo classificado em 1º colocado no curso de cabo realizado no mesmo ano, ao decidir engajar foi convidado para fazer o CFST (Curso de Formação de Sargento Temporário) na unidade do 54º Batalhão de Infantaria de Selva na cidade de Humaitá-AM, ao retornar a Porto Velho foi promovido a 3º Sargento no ano de 1990 onde ficou até final do ano de 1993.

Casado desde 1991 com a Sra. Edilce Lene N. S. Cruz e pai de 4 filhos, sendo o mais velho Policial Civil do Estado de Rondônia, o 2º Acadêmico do Curso de Medicina ma cidade de Santa Cruz de La Sierra, o 3º Agente Penitenciário do Estado de Rondônia e a mais nova acadêmica de Enfermagem na Unir.

Ao dar baixa do exército, prestou concurso público para a Policia Civil do Estado de Rondônia, sendo aprovado e participando do Curso de Formação no ano de 1994. Por deter conhecimento sobre Armamento e Tiro, tanto no campo de instrução como na parte mecânica, no dia 06 de dezembro de 1994 tomou posse sendo lotado na DOPS – Delegacia de Ordem Política e Social, atual DECAME no setor de armas que situava-se na área da Academia de Polícia Civil de Rondônia. Por atuar como Instrutor de Armamento e Tiro e como Armeiro, fez diversos cursos e treinamentos na área técnico/operacional para aperfeiçoar-se e com isso melhorar o treinamento dos colegas, implementando novos conhecimentos e técnicas para os policiais desempenharem melhor suas atividades, dentre os vários cursos na área operacional podemos citar alguns:

Ações Táticas Especiais – Acadepol – AM

Resgate de Reféns – Grupo FP – RO

Direção Operacional e Anti-sequestro – Grupo FP – RO

Instrutor de Tiro – Forjas Taurus

Curso Avançado de Imobilização Tática – CATI – RO

Curso de Tiro Defensivo na Presevação da Vida – Método Giraldi – PMESP (Cred. como Instrutor)

Curso de Tiro, Manejo de Pistola e Técnicas Israelenses de Defesa e Segurança – Bitahon

Curso de Manutenção e Manuseio de Armamento IMBEL – IMBEL

Credenciamento de Instrutor de Armamento e Tiro SAT/CONAT – Depto. Polícia Federal

Crimes Ambientais – SENASP

Em agosto de 2011 foi relotado no Instituto de Criminalística, onde está até os dias atuais.

Além de Instrutor de Armamento e Tiro e Armeiro, também é Atirador desportivo, filiado no C.R.T.P – Clube Rondoniense de Tiro Prático, o qual ajudou a criar fazendo parte da diretoria como Diretor de Tiro, também é Instrutor de Armamento e Tiro credenciado junto o Departamento de Polícia Federal para a aplicar testes de capacidade técnica.

Como atirador ao longo desses anos, coleciona várias premiações em diversas modalidades como pistola precisão, silhueta metálica, IPSC revólver todas no âmbito da Federação Rondoniense de Tiro Prático. E também em eventos nacionais, de forma particular e voluntária representando a PCRO, como no III ETAI – Encontro Técnico de Atiradores e Instrutores de Tiro, realizado no Estado do Rio de Janeiro em Dezembro de 2014 na Base de Fuzileiro Naval da Ilha do Governador, onde numa competição, envolvendo os participantes do evento sagrou-se Campeão na modalidade Pistola, vencendo inúmeros instrutores e atiradores experientes de varias UF.

Em dezembro de 2015 convidado pelo presidente do SINSEPOL, representou novamente a PCRO na 1ª Copa de Tiro Defensivo dos Policiais Civis do Brasil realizado na cidade de Vitória – ES e sagrando-se Campeão, elevando mais uma vez o nome da gloriosa Policia Civil do Estado de Rondônia.

Atuou como instrutor, além da PCRO, em cursos de formação de várias turmas de Agentes Penitenciários, Magistrados, Promotores, Agentes de Segurança do TRT, Estágio de Polícia da Aeronáutica, TAT dos Sub-tenentes e sargentos do Pelotão de Comunicação da 17ª Bda Inf Sl, em 2006 no CFSD da PMRO, sendo o único instrutor não Militar a ministrar tal disciplina na história da PMRO em um curso de formação, como componente da equipe de instrução do Método Giraldi, composta por oficiais e praças da PMRO, atuou na instrução de várias turmas mistas compostas por militares das forças armadas e policiais de todas as instituições (PF, PRF, PM, PC).

Este foi um relato resumido destes 47 anos de vida, continua a exercer suas atividades como instrutor e Policial Civil, sempre à ordem.

Tags
Mostrar mais
Close